A logística no e-commerce: desafios

A logística no e-commerce: desafios

Um dos desafios no e-commerce é a logística para o transporte e envio das mercadorias. A logística no e-commerce exige uma especialização. Todas as etapas envolvendo a seleção dos produtos, transporte e um bom serviço de pós-venda são importantes para o bom desenvolvimento e o conceito da empresa no mercado.

A compra através do e-commerce facilitou a vida de muitas pessoas, mas quem está por trás desse negócio sabe que há desafios. E um dos desafios começa que o Brasil é um país extenso, e dependendo da entrega do produto em determinado local, é importante cumprir os prazos de entrega que foram definidos no ato da compra.

Desafios!

Além disso, o trabalho de pós-vendas também exige cuidados e uma resposta rápida aos problemas. Eles existirão, e nesta hora é importante ter um processo de acompanhamento que inclui o gerenciamento e monitoramento da entrega.

As taxas de crescimento do e-commerce no mercado são visíveis, demonstrando que as pessoas estão optando cada vez mais em comprar online na comodidade das suas casas. E com novas ferramentas surgindo, a questão da logística vai sendo aperfeiçoada, exigindo velocidade e precisão maiores por parte dos lojistas.

“Quer desafio maior do que depender dos Correios, como uma das maiores empresas de transporte de mercadorias no Brasil, sendo que ela está enfrentando problemas imensos como roubos de cargas, pessoal desmotivado e dificuldades financeiras?”

Logística reversa

O lojista de ECommerce com certeza incorporará estas palavras me seu vocabulário. Mas o que elas significam? Logística Reversa é quando o consumidor devolve o produto ao lojista pelo fato de não gostar do produto, não servir, estar danificado, ou qualquer outro motivo.

Nestes casos, é preciso buscar o produto e ainda acarretar com os custos envolvendo o transporte, já que na maioria dos casos de logística reversa o frete de devolução é por conta do lojista conforme o Código do Consumidor.

 

 

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Desta feita, é fundamental que o proprietário do e-commerce defina muito bem as políticas de troca de produtos. Isso precisa estar bem claro e visível para o cliente no momento que for realizar o pedido da compra. O atendimento também precisa ser bem transparente.

“A cada período de tempo (bimestral ou trimestral) faça uma reavaliação de suas regras e procedimentos e implemente mudanças para melhorar sua eficiência e reduzir seus custos”

Há desafios, mas é preciso enfrenta-los. O da logística é um deles, por isso, realizar uma otimização na entrega dos produtos ajuda muito.

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