PLANEJANDO A SUA LOJA VIRTUAL: Por que e como fazê-lo? (Planejar antes para economizar depois!)

A abertura de uma loja virtual mostra-se como uma opção para um número crescente de pessoas por dois motivos:

  • Por necessidade
  • Por oportunidade

No primeiro caso, a pessoa encontra-se em uma urgência para conseguir renda, e vislumbra no mercado de ECommerce como uma oportunidade de consegui-la o quanto antes. Todavia, o índice de mortalidade de empresas neste ramo é maior que de lojas físicas, justamente pela pressa e falta de planejamento. Se você está interessado em ter uma loja virtual por necessidade, cuidado para não colocar a carroça na frente dos bois, abrir o negócio sem planejamento, e amargar um prejuízo de tempo e dinheiro no futuro.

No segundo caso entende-se que uma oportunidade foi vislumbrada e a pessoa tem um tempo e finanças um pouco mais favoráveis para planejar a sua entrada no negócio.

Em ambos os casos, é fundamental fazer um planejamento antes de se aventurar, para prever e evitar obstáculos e otimizar os lucros.

Continue lendo este texto para entender:

  • Por quê fazer o planejamento?
  • Como fazê-lo?
  • Como aprender mais sobre o assunto?

Por quê fazer o planejamento?

Ao iniciar um dos primeiros cursos de empreendedorismo para empresários que fiz, no Sebrae, foi feito uma pergunta para a turma:

Quem aqui acha importante fazer um planejamento antes de abrir uma empresa?
100% dos presentes levantaram a mão.
Quem aqui fez o planejamento necessário antes de abrir sua empresa?

Menos de 10% dos presentes levantaram a mão.

A lição que pode ser retirada deste experimento é que todos entendem a importância do planejamento, mas poucos o fazem. Em especial no ramo do ECommerce, em que a mortalidade dos negócios é maior que de lojas físicas.

Isto se justifica pelo fato de ser fácil e barato abrir uma loja virtual, comparado a uma loja física. Com baixo investimento, baixíssimo conhecimento e um tempo relativamente curto, é possível começar uma operação virtual. Assim, por ser mais acessível a necessidade de planejamento acaba sendo subestimada.

E o que o planejamento pode fazer por você e pelo seu negócio?

  • Previsão de eventuais problemas e obstáculos a serem superados. Caso eles sejam transponíveis, já será pensado previamente em como superá-los. Em caso negativo, pode-se pensar em como mudar o modelo de negócios para evita-los.

Ex.: A princípio pode parecer uma boa ideia abrir um negócio de exportação de produtos para os Estados Unidos. Mas quando se pensa bem, vê-se que o sucesso desta operação está estritamente relacionado com o valor do câmbio entre real-dólar. Assim, uma conversa com um especialista da área pode auxiliar a superar flutuações.

  • Descobrir como otimizar os lucros. Inicialmente sua ideia pode ser vender só um produto. Mas se investir um tempo pensando na operação, pode descobrir que outros podem ser agregados para melhorar sua margem.

Ex.: Se o objetivo for abrir um restaurante virtual, em que as pessoas pedem a comida e ela é entregue no domicílio, pode-se descobrir que uma sobremesa poderia ser enviada no mesmo frete e agregaria lucratividade.

Como fazer o planejamento

 

As formas mais conhecidas de fazer um planejamento são via Plano de Negócios, utilizando o modelo do SEBRAE e, mais modernamente, a plataforma CANVAS BUSINESS MODEL.

Aqui vamos dar o foco nesta última, pois é mais moderna e abrangente.

Para executá-la, você deve primeiro:

“Não se apaixonar por suas ideias”

 

Explicação. Por vezes temos uma ideia e acabamos nos apaixonando por ela, tornando-nos incapazes de vermos os seus pontos fracos e fortes. Desta forma, temos que conseguir analisa-las friamente.

Com base nisto, você deve colocar suas ideias na plataforma Canvas, em cada um dos aspectos, para analisar como ela funcionará na prática.

Assim, ficará mais fácil visualizar qual é a proposta de valor que você oferecerá para os clientes, como será sua estrutura de custos e receitas, os canais de distribuição e os parceiros principais.

Caso tenha mais dúvidas práticas sobre como colocar uma ideia no Canvas, a Consultoria da SOS LOJA VIRTUAL está a disposição.

 

Como aprender mais sobre o assunto?

 

O SEBRAE é um órgão do governo especializado em orientar pequenas empresas a saírem do papel. Todavia, o SOS LOJA VIRTUAL tem um serviço de consultoria que também atua no suporte ao planejamento de um negócio virtual, além de otimizações e melhorias em negócios já em andamento.

Com uma rápida busca no google por “Canvas Business Model” é possível encontrar vários sites explicando a sua utilização, e em breve faremos uma postagem aqui explicando esta metodologia em detalhes.