Como um layout bem feito pode impulsionar as vendas de sua loja virtual

Os desafios de uma loja física e virtual tem semelhanças e diferenças. Todavia, quando se trata do layout eles podem ser os mesmos. Para deixar satisfeito um cliente em uma loja a varejo, é importante considerar a distribuição dos produtos, organização, estética e funcionalidade para o cliente ficar satisfeito. O mesmo vale para a loja virtual, em que apesar de ser organizado de forma um pouco diferente, o layout permanece como fundamental para o proprietário impulsionar as vendas neste segmento.

Quando o layout é limpo, agradável aos olhos, bem organizado, o cliente se sente mais a vontade para pesquisar os produtos. Aliado a isso, é necessário que todas as informações dos produtos também constem ali, para que ele não se sinta receoso com a falta de informações e acabe não efetivando a compra.

 

 

“O ponto mais importante na questão do layout é a clareza, transparência e transmitir credibilidade e confiança ao cliente.”

 

Um layout bem definido

Várias questões impactam no resultado final de um bom layout. Distribuição das cores, filtro de busca, informações sobre produtos esgotados, clareza na hora do pagamento, distribuição de menus, fotos de qualidade com boas informações, entre outros.

 

Além disto, há que se adaptar o layout à identidade visual de sua logomarca e de sua empresa.

 

Tudo isso compõe um layout. Não é apenas a imagem que logo aparece quando clicamos no site da loja virtual, mas toda a composição. É frustrante para o cliente finalizar a compra de um produto e verificar que o produto está esgotado. Essa informação teria que estar disponível logo no início da busca do produto.

 

Um bom layout vale para todos os segmentos de venda de produtos.

 

É bem comum encontrar lojas virtuais que pecam na hora de não apresentar um bom layout, o que deixa o cliente confuso e assim ele não acaba mais retornando para realizar a compra de um produto.

 

 Assine nossa lista e receba os melhores conteúdos em seu e-mail

E melhor, de graça!

 

Definição do layout

São várias as questões que auxiliem na construção de um bom layout. Primeiro é necessário identificar o perfil do consumidor, qual a sua idade, preferências, entre outros. Cada segmento vai ter um perfil de consumidor.

 

Isto se chama definir a persona.

 

Na hora de contratar um serviço para a composição do layout, esqueça aquele seu amigo que entende de photoshop. Não adianta querer economizar no desenvolvimento visual de sua loja, esse pode ser o primeiro passo ao fracasso. Se você quer realmente um negócio sério e bem sucedido, terá que investir sim na composição de um bom layout.

 

Cuidado para o barato não sair caro. Nós temos designers profissionais que trabalham somente com layout de ECommerce.

 

Os elementos primordiais, como o logo da empresa, lista de produtos, promoções, campo de busca, links, boas imagens, entre outros precisam constar e estarem em equilíbrio.  Claro que de início você vai testar o layout e com o tempo irá aprimorando-o. Isso faz parte do processo.

 

Acima tem-se um exemplo de layout em uma loja virtual, e melhoras que podem ser feitas.

 

 

No layout acima foram feitos apontamentos de pontos positivos.

 

Leram a importância de layout para a loja virtual? Na hora de investir, procure por empresas capacitadas e que possam impulsionar as vendas da sua loja virtual. Continue nos acompanhando no blog e conheça os nossos serviços!