Antifraude em lojas virtuais: é necessário?

Sistema Antifraude

Depois de escolher uma plataforma, é comum surgir uma dúvida entre os proprietários de um sistema e-commerce: se realmente vale a pena investir em antifraude, afinal, hoje os hackers estão por tudo, e colocar em risco um negócio pelo fato de não ter antifraude pode comprometer financeiramente o negócio.

A importância de um sistema antifraude se explica por duas razões: primeiro, que implica que você vai perder dinheiro, e segundo, pode diminuir a viabilidade do negócio, ou seja, isso significa problema para o seu e-commerce.

Vale a pena?

Um sistema de antifraude no seu e-commerce não quer dizer que será 100% seguro de que nada irá acontecer, mas com certeza irá diminuir os riscos de fraude, e será uma forma de você se preocupar menos com algumas coisas.

Existem assim, vantagens em optar por um sistema antifraude, as quais podem se destacar: Redução, ou até mesmo ausência total de fraudes, protege tanto a empresa, como também os dados dos clientes, e claro, uma menor preocupação do proprietário do negócio em ser prejudicado com uma fraude, que pode trazer prejuízos que por vezes são irreparáveis ao negócio.

Sistema antifraude

O E-Commerce sem dúvida nenhuma é um mercado em crescimento e promissor. Muitos proprietários estão investindo nas lojas virtuais porque sabem do potencial de crescimento. Mas para obter bons lucros e sucesso do negócio, é preciso se proteger de riscos que são calculáveis.

Existem hoje muitos tipos de fraude no e-commerce. Por isso, qualquer decisão pode impactar no negócio. Hoje há um crescimento relevante nas empresas que prestam o serviço de antifraude das compras online.

Há diversos exemplos, cada empresa voltada para uma especialidade, sistema de gateways de pagamento, outras que optam por análises automáticas, e outras que atuam apenas com especialistas capacitados. As opções cresceram, e cabe ao proprietário decidir qual acredita ser a forma mais segura.

Uma dica é optar por aquela que você consiga participar do processo, obter resultados e acompanhar as métricas. Tem muitas soluções para os problemas, ou problemas que possam surgir, o mais importante é acreditar e potencializar as suas ações.

Há que se analisar matematicamente os custos também. Uma solução antifraude mais robusta (que funciona como um seguro, garantindo o reembolso de todas as fraudes sofridas) é mais caro do que um anti-fraude que apenas analisa e reembolsa parcialmente.

Pontos importantes de sistemas antifraude

  • Opte por um sistema antifraude, onde, por exemplo, se a venda é suspeita, que seja realizado um contato com o cliente. A partir daí são confirmados os dados e não há perdas.
  • Evitar ao máximo para que o cliente não se sinta vítima, ou sendo acusado de alguma coisa. Isso poderá deixar o cliente revoltado e ele não acabar mais voltando para a sua loja.
  • Que seja compatível com a plataforma escolhida;

Como vocês puderam ler, antifraude é sim necessário e pode evitar muitos aborrecimentos ao proprietário do negócio.

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