POR QUÊ VOCÊ DEVE TRABALHAR EM MERCADOS DE NICHO?

Começaremos este texto com a resposta para a pergunta do título: Porque é sua melhor chance de crescer e ser referência.

Como assim sua melhor chance?

Os mercados mais abrangentes normalmente já tem grandes players atuando, ficando difícil para os entrantes (e pequenos) se destacarem e conquistarem o seu espaço.

Por exemplo o setor de eletrônicos e eletrodomésticos tem as gigantes Americanas, Submarino, Walmart e outros. Imagine que você queira abrir uma loja virtual de eletrônicos, vai ficar difícil competir com eles, certo?

Como os grandes mantém a sua dominância?

Eles já são referência no segmento e detém uma boa reputação e confiança por parte dos clientes. Além disto, como compram produtos em grande quantidade, conseguem fazer preços e promoções agressivas.

Então você está ferrado? Como vai competir com eles?

Quando uma empresa é muito abrangente e generalista, dificilmente ela consegue ter produtos e serviços adequados para atender os nichos, pois senão ela teria que ter milhões de produtos no seu estoque, o que inviabilizaria o seu negócio.

Assim, a estratégia de nicho foca em atender os clientes que os grandes não conseguem atender, aquelas demandas que são tão específicas que necessitam de uma empresa voltada somente para isto.

Por exemplo: Um petshop pode ser generalista e atender todo tipo de animal. Agora um PetShop especializado no nicho de cachorros de pequeno porte, caso seja bem feito, pode atender esta fatia de mercado com mais propriedade e expertise, passando mais valor para o seu cliente.

Assim, enquanto o PetShop Generalista vende Shampoo para Cachorros Pequenos. Você poderá vender Shampoo Para Cachorros Pequenos Filhotes de Pelo Claro (percebe que é muito mais específico?)

Como descobrir o nicho para você atuar?

 

O critério para decidir o nicho varia da criatividade do empreendedor. Acima foi colocado só alguns exemplos que podem ser escolhidos.

Caso tenha dúvidas, contrate nossa consultoria sobre planejamento que te ajudaremos a escolher o seu nicho.

Use sua criatividade, escape de brigar com os grandes, e faça sua empresa brilhar.